sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BÍBLIA: Manual da vida, não da religião


A Bíblia, ainda que fale de culto, não é um livro de religião.

A Bíblia é o livro da vida. Fala de tudo o que diz respeito à vida, sem esquecer de nada. Não é necessário o homem inventar, acrescentar, nem alterar coisa alguma do que está escrito.

A Bíblia trata dos assuntos que estão ligados à vida do homem: amor, sexo, família, dinheiro, trabalho, sociedade, prosperidade e sucesso, etc.

Na Bíblia são tratadas todas as relações humanas: homem e mulher (Ef 5:22-33); pais e filhos (Ef 6:1-4); servos e senhores / empregados e patrões (Ef 6:5-9).

Deus é o Deus da vida. Ele interessa-se com a vida do homem no seu todo.

O homem é que gosta de confinar Deus aos templos. De fazer distinção entre vida espiritual e vida material, entre vida religiosa e vida secular. Ser uma coisa nos lugares de culto e ser outra fora. No entanto, Deus não o faz. Deus está ligado à vida e não à religião. Foi Ele que gerou a vida. É Ele que preserva a vida. É Ele que sabe como se deve viver; como ser feliz e vencer na vida.

Jesus Cristo ensinou acerca de tudo. Desde o dinheiro, ao perdão, ao trabalho e também à relação entre marido e mulher. Ele criticou a religião e os religiosos e ligou intimamente o culto com a conduta do quotidiano (Mt 5:23,24). Ele preocupa-se e quer tomar parte da vida privada (Jo 4:16-18).

Seus milagres foram realizados nas mais diversas circunstâncias, suprindo necessidades do quotidiano.

Ele é o Autor da Vida e Aquele, que melhor que ninguém, ensina-nos a viver da forma mais sublime, prazerosa e vitoriosa. E fá-lo de uma forma muito especial através da Bíblia, afinal o manual da vida.


autor do texto: HUGO PINTO

BUSCANDO INTIMIDADE COM O ESPÍRITO SANTO


INTRODUÇÃO:
· Deus tem um agente executivo divino no mundo dos nossos dias: o Espírito Santo.
· Ele é o continuador da obra que Jesus começou.
· Move-se entre milhões de crentes e incrédulos no mundo todo – nos lares, nas igrejas e nas prisões, atrás de cortinas de ferro ou de bambu.
· Cristãos que criaram uma vida de oração constante e crescente, que se comunicam com o Espírito Santo e comungam com ele, são os que tem maior conhecimento de Jesus Cristo.

· O Espírito Santo jamais pode ser subestimado.
· Ele está sempre no controle de situações que lhe foram comunicadas em oração.
· Numa fração de segundos, intervêm para desviar desastres, revelar as decisões certas que devemos tomar ajudar os cristãos que passam pelas mais críticas circunstâncias.

· O Espírito Santo veio para morar pra sempre conosco. João 14:16.
· Para fazer-nos lembrar de todas as coisas que Jesus nos ensinou. João 14:26.
· Para testificar de Jesus. João 15:26.
· Para guiar-nos em toda a verdade e anunciar-nos o que há de vir. João 16:13.
· E para glorificar a Jesus em tudo e mostrar essa glória aos crentes. João 16:14.
COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO – POR QUÊ?

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”. II Co 13:13.

I-POR CAUSA DA GRAÇA DE JESUS CRISTO. Efésios 2:8.
· O primeiro significado de graça é: “o máximo em beleza”, daí o termo cheio de graça.

· O segundo se tornou mais amplo com o tempo: “favor”, boa vontade gerada do amor incondicional, transbordante, sem nenhuma expectativa de recompensa ou pagamento.

· O terceiro significado relacionava-se com uma obra digna de elogio, que exibia virtudes que excedem de longe o comum.
· A graça é o favor de Deus para o homem, dando a ele a salvação, vida eterna e amor incondicionais, mostrando as suas bênçãos e o perdão dos nossos pecados sem merecermos.

II-POR CAUSA DO AMOR DE DEUS. João 3:16.
· O Espírito Santo veio para nos mostrar à grandeza do amor de Deus.
· Será que nos tornamos tão insensíveis ao amor de Deus que quando ouvimos falar dele nem ao menos nos comovemos?
· Na língua Grega amor divino refere-se a um tipo de amor que se sacrifica totalmente pelo objeto de seu amor, reconhecendo seu precioso valor.

· Quando Adão e Eva traíram a Deus caindo em profundo pecado colocando a raça humana em abominável situação levando-os a destruição eterna, Deus amorosamente sacrificou seu único Filho no Calvário para salvar o homem. Por quê? Porque cada alma tem um valor infinito para Ele. Isso é amor divino!
· Deus é amor, e o seu amor é de verdade.

· O Espírito Santo irá trabalhar em seu coração de tal forma que quando você ouvir falar do amor de Deus ficará constrangido com tão grande amor com que Ele te amou e te ama. João 15:13.
CONCLUSÃO:

· Que hoje mesmo o Espírito Santo comece a derramar sobre sua vida um batismo da graça de Deus em seu coração, e você venha conhecer e viver a plenitude desse amor tão grandioso.

NUNCA SE ESQUEÇA! AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA É FIEL PARA COMPLETÁ-LA.


PASTOR MARCELO BRINHOLI

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

QUEM CRER E FOR BAPTIZADO SERÁ SALVO.....UM BÉBÉ, NÃO SABE DISCERNIR A SUA CRENÇA E FÉ EM DEUS.



Cristo foi imerso em Seu batismo; não aspergido com água. João O batizou no Rio Jordão "porque havia ali muitas águas" (João 3:23). Quando Jesus foi batizado, Ele desceu até a água e, "assim que Jesus foi batizado [em grego, 'imerso'], SAIU DA ÁGUA". (Mateus 3:16).

Quando entendemos o verdadeiro significado do batismo, temos pouca dificuldade em reconhecer e autenticar a forma de batismo. A própria palavra "batizar" vem da palavra grega baptizo, e significa mergulhar ou imergir.

Muitos cristãos sinceros cultivam a tradição do batismo de crianças, e dedicar os filhos a Deus desde que nascem, com certeza é recomendável. A Bíblia, contudo, deixa claro que uma pessoa deve ser ensinada qual o caminho da salvação antes do batismo (Mateus 28:19, 20): a pessoa deve crer em Jesus antes de ser batizada (Atos 8:35-38), e deve se arrepender do pecado e ser perdoada antes de ser batizada (Atos 2:38). Um bebê é incapaz de crer, arrepender-se e confessar seus pecados, que são passos que devem preceder o batismo.

"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer [portanto, não for batizado] será condenado". Marcos 16:16

Ao morrer em nosso lugar no Calvário, Jesus tornou pública aquela demonstração do Seu amor por nós. Precisamos responder a uma confissão pública e sem receios de nosso compromisso com Cristo através do batismo. Você já se iniciou numa vida em Cristo? Você já foi batizado? Se não, por que não se preparar para fazer isso num futuro próximo?

UM MOTIVO PARA SE ALEGRAR

O batismo é motivo de grande alegria porque aqueles que colocam sua fé em Cristo têm a certeza da vida eterna. "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16). Quando somos batizados, iniciamos uma caminhada que nos leva para o alto, em direção à felicidade eterna.

O batismo também celebra a felicidade presente em Cristo. Ele promete o dom inestimável do Espírito Santo para aqueles que são batizados (Atos 2:38). Com o Espírito, recebemos também "o fruto do Espírito", o "amor", que enche a vida com "alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22, 23).

Ter Jesus vivendo em nós através do Seu Espírito Santo nos dá uma profunda certeza. "O próprio Espírito testemunha... que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16).

Apegar-se intimamente a Cristo nos torna instrumentos poderosos em Suas mãos. Podemos dedicar nossa vida a Ele incondicionalmente, pois Ele já fez um compromisso muito maior conosco quando pagou o preço pelos nossos pecados na cruz. Que grande privilégio o de entregarmos publicamente nosso amor e nossa submissão a Deus. Se você ainda não fez isso, escolha dedicar sua vida a Cristo agora mesmo. Peça para Ele criar uma nova vida em você pelo Espírito Santo, e então seja batizado em Cristo

O SENHOR NOSSO DEUS, CUIDA DO SEU POVO


O Senhor Cuida de nós

Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7,

Levantando-se rapidamente, comendo rapidamente e correndo para suas tarefas, os seres humanos se preocupam com muitas coisas, algumas das quais são desnecessárias. Digo “desnecessárias” porque temos um Pai celestial que Se preocupa conosco e diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Deus está disposto a cuidar das necessidades diárias de cada uma das Suas criaturas. Ele provê alimento e abrigo para todos os seres vivos. Precisamos reivindicar essa promessa e viver com menos ansiedade e mais confiança. Quantas vezes carregamos um fardo desnecessário! Quantas vezes nos afligimos com temores que nunca se concretizam!

Lembremo-nos sempre de que nada escapa ao controle das omnipotentes mãos do nosso Deus. Ele sabe da queda do pardal e do número de fios de cabelo na nossa cabeça. Não há problema para o qual Ele não tenha uma solução. Esse Deus, que sustenta o Universo, é o mesmo que cuida de pormenores insignificantes da nossa vida. Coloquemos tudo, grande e pequeno, em Suas mãos e aguardemos Sua benignidade.

Por que tentar carregar o peso da vida, se podemos entregar-Lhe todas as nossas ansiedades?

Parte do texto escrito por:

Nelci de Rocco Lima