quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fibromialgia: a dor que não passa



A sensação é de ter sido atropelada: dói tudo e há um cansaço sem fim. E, pior, sob olhares de desconfiança por não ter “cara de doente” e os exames darem resultado normal. 

Mas é possível encontrar alívio para a fibromialgia, que ataca sobretudo as mulheres. O exercício é indispensável para a recuperação

Dar uma volta no shopping, empurrar um carrinho de supermercado, passear no parque e outras atividades triviais podem virar uma tortura para quem tem fibromialgia: 2,5% da população, na proporção de um homem para cada oito mulheres, a maioria na faixa entre 25 e 55 anos de idade. 

Ela se manifesta como uma dor persistente em várias partes do corpo. “Os atingidos não conseguem precisar o local, dizem que ‘dói tudo’”, informa a reumatologista Evelin Goldenberg, autora do livro O Coração Sente, o Corpo Dói (Editora Atheneu), que fala sobre essa doença complexa e pouco conhecida. 

Nos casos mais severos, até os fios de cabelo doem. Nem abraço é tolerado. Fora isso, a pessoa sente um cansaço inexplicável e um conjunto de sintomas – daí ser considerada uma síndrome – que inclui alterações no sono, rigidez matinal, dores de cabeça e depressão. E o sofrimento se arrasta. Um estudo da Sociedade Brasileira de Reumatologia com 500 mulheres, divulgado em 2011, concluiu que as pacientes demoram, em média, dois anos e meio para buscar auxílio médico e cinco anos até obter o alívio de suas queixas. 

Durante todo esse tempo, peregrinam por consultórios, fazem dezenas de exames e se submetem a tratamentos ineficazes. 

O que dificulta o diagnóstico é que os exames de sangue e de imagem (raios X, ressonância magnética) dão resultado normal ou trazem achados que não esclarecem as queixas. 

Só métodos de última geração empregados em centros de pesquisa, como o pet scan (tomografia por emissão de pósitrons), que exibe o cérebro em funcionamento, são capazes de identificar alterações nos mecanismos cerebrais envolvidos na percepção da dor. 

E, como se não bastasse, a pessoa não tem “cara de dor”, isto é, não fica pálida e suando frio como quem é surpreendido por cólica renal. Por isso, familiares e amigos às vezes não levam a sério as queixas da vítima, desconfiam de que está querendo chamar a atenção e a apelidam de Maria das Dores. 

O diagnóstico traz alívio para quem teve os sintomas menosprezados: “Saber que não sofre de um distúrbio raro e fatal, que não corre o risco de ficar inválida e, principalmente, que não está louca faz toda a diferença”, diz a reumatologista. Embora a síndrome não tenha cura, o tratamento adequado mantém os sintomas sob controle. 

Sensibilidade acentuada 

A dor da fibromialgia é diferente da provocada por corte e queimadura. Não decorre de lesão nem de inflamação em alguma parte do corpo. Mas de amplificação da sensibilidade dolorosa, isto é, o portador sente mais dor do que o normal porque os mecanismos envolvidos no processamento da dor estão alterados. 

Há um excesso de substância P (do inglês pain, “dor”), o neurotransmissor que leva ao cérebro as informações dolorosas, enquanto analgésicos naturais, como a serotonina, estão em baixa. Daí decorre um aumento na percepção de dor. “O sistema nervoso vai ficando tão sensível que passa a responder de forma exagerada ao menor estímulo”, explica Evelin Goldenberg. 

Quem tem parentes de primeiro grau com a doença corre mais risco de apresentá-la. As crises são deflagradas especialmente por stress emocional: perda de uma pessoa querida, separação, hospitalização prolongada. Traumas físicos (cirurgias, acidentes), processos infecciosos, perdas prolongadas de sono e grandes flutuações hormonais são outros possíveis gatilhos. 

A inatividade física também contribui para que a fibromialgia dê as caras e o hábito de fumar tende a agravar a dor. 

Pondo ordem na casa 

Nem toda dor crônica é sinal de fibromialgia. Os exames complementares ajudam a excluir doenças inflamatórias (bursite, por exemplo), degenerativas (caso da hérnia de disco) e metabólicas (como hipotiroidismo), que podem provocar sintomas semelhantes. 

Porém o mais importante é o exame físico, associado à história médica. Até 2010, o diagnóstico era positivo quando, dos 18 pontos espalhados pelo corpo (tender points) pressionados pelo médico na consulta, pelo menos 11 doíam. 

O último Consenso Brasileiro de Fibromialgia, assinado por 27 especialistas naquele ano, diz que, além de observar a dor, é preciso avaliar o estado físico e emocional do paciente, bem como a presença de sintomas como fadiga, sono não reparador e perda de memória, por pelo menos três meses. Com a adoção dos novos critérios, a incidência no sexo masculino começou a subir. 

O tratamento consiste num pacote, que abrange orientação do paciente, medicamentos e exercícios, para reduzir a sensibilidade dolorosa e combater as outras queixas. 

A psicoterapia pode ser útil quando o stress emocional tem peso considerável (indica-se a terapia cognitiva comportamental), bem como a meditação e a acupuntura. Há dois remédios específicos para aliviar a dor da fibromialgia. 

O antidepressivo duloxetina é prescrito para quem também tem depressão, enquanto o neuromodulador pregabalina é indicado para quem manifesta formigamento e distúrbios do sono. Para abrandar os demais sintomas, podem ser associados outros antidepressivos (amitriptilina, nortriptilina, fluoxetina), relaxantes musculares (ciclobenzaprina), indutores de sono (zolpidem) e analgésicos comuns (paracetamol) ou opiáceos leves (tramadol). 

Todos esses fármacos requerem supervisão médica. 

Treino customizado 

Exercício regular é um aliado essencial. Um estudo publicado na Arthritis Care Research, uma das mais importantes revistas científicas de reumatologia, em fevereiro de 2013, acompanhou pacientes com fibromialgia que começaram com dez minutos de caminhada duas vezes por semana e após três meses caminhavam 30 minutos quatro vezes por semana. 

Houve melhora da capacidade física e dos sintomas sem agravar a dor. A maioria também tomava remédios, o que mostrou que um programa bem estruturado à base de medicamentos e exercício regular pode controlar o distúrbio. 

“O exercício evita as contrações musculares (que provocam dor), fortalece, alonga e relaxa a musculatura, melhora o sono, a postura e a disposição, auxilia no controle da ansiedade e do peso e aumenta a autoestima”, enumera o fisioterapeuta Guilherme Henrique Barros Bogolenta, que atende numa clínica de reumatologia em São Paulo e tem experiência no acompanhamento desses pacientes. 

Mas pessoas cansadas, cheias de dores e sedentárias tendem a resistir ao treino, temendo que ele intensifique o sofrimento.

 “Apesar de soar como remédio amargo no início, ele é necessário não para fazer do paciente um atleta, mas para ajudá-lo a superar a dor e voltar às atividades cotidianas”, avisa a fisioterapeuta Vivian Pasqualin, do FibroCuritiba, grupo de apoio a pacientes com fibromialgia criado há dez anos na capital paranaense. 

Já quem treinava antes de receber o diagnóstico, mesmo com as dores, às vezes acredita que forçar é bom, vai fazer bem. “Agora é preciso entender que há um limite”, orienta. 

Os exercícios devem ser leves, progressivos, supervisionados e planejados para que a frequência, a duração e a intensidade aumentem de modo criterioso e individualizado. Do contrário, podem mesmo piorar o quadro. 

“É um projeto de longo prazo. Não para um mês ou dois, mas para a vida toda, como a reeducação alimentar”, compara a fisioterapeuta. Ainda mais se considerar que a fibromialgia pode voltar a incomodar quando menos se espera. Segundo Vivian, “o preço da liberdade é a eterna vigilância”. 

Conheça os sintomas:

Cansaço inexplicável 

Comum em quase 90% dos pacientes, já é observado ao levantar e piora com qualquer esforço físico. 

Sono não reparador 

Cerca de 70% dos pacientes apresentam sono leve, acordam várias vezes durante a noite e têm dificuldade para adormecer. 

Rigidez muscular matinal 

É uma das sensações mais descritas (60%), seguida de formigamento em braços e pernas e sensação de inchaço (50%). 

Dores de cabeça recorrentes

Metade relata enxaqueca ou cefaleia tensional. 

Dor persistente, de moderada a grave 

Começa numa área (pescoço, ombros, região lombar), sem causa aparente, depois se generaliza. Percebida como pontada, agulhada ou queimação, já incomoda pela manhã e piora no período pré-menstrual, no frio e em fases de stress. 

Intestino irritável 

Pelo menos 34% apresentam dor e distensão abdominal e episódios alternados de diarreia e prisão de ventre. 


Cistite de repetição 


Mais de 10% têm bexiga irritável, que se caracteriza por aumento na frequência de idas ao banheiro e dor ao urinar. 


Problemas Cognitivos 


Perda da memória e dificuldade de concentração aparecem em 20% dos pacientes. distúrbios do humor. Além de irritabilidade e ansiedade, 25% dos portadores apresentam depressão no momento do diagnóstico


Fonte: Revista Corpo a Corpo

terça-feira, 18 de novembro de 2014

! CEBOLAS! TÃO PERIGOSAS E POUCOS SABEM!....

Em 1919, quando a gripe matou 40 milhões de pessoas havia um doutor que visitou muitos agricultores para ver se ele poderia ajudá-los a combater a gripe, pois que muitos deles que haviam contraído a doença haviam morrido.

Em uma visita na propriedade de outro fazendeiro, na mesma região, a médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. 

Quando o médico perguntou ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuia-os nos quartos da casa.

O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enorme números de bactérias da gripe ali acumulados.

Levado a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã enorme para as bactérias, especialmente as cebolas cruas.

Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. 

Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumí-las a posteriori.


Além disso, os cães nunca devem comer cebolas. Seus estômagos não pode metabolizar cebolas.


Lembre-se: é perigoso cortar uma cebola e consumí-la no dia seguinte. A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma noite única, e cria bactérias tóxicas. 


Estas bactérias podem causar infecções do estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar.

Repasse esta mensagem a todos os que você ama e se preocupa!

Saúde Pública

domingo, 16 de novembro de 2014

Necessito refúgio

1
Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
3
Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus.
4
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio, 32, 1-4
5
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Salmos, 139, 5-10
28
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus, 11, 28-30

sábado, 15 de novembro de 2014

AMADO DA MINHA ALMA



PAI AMADO, PAI BONDOSO, PAI ETERNO, ME FAZES SENTIR MARAVILHOSA, ABENÇOADA, MOTIVADA A PARTILHAR AQUILO QUE SÓ TU SABES SER, SABES DAR, SABES AMAR, SABES PERDOAR.

NINGUÉM, MAS MESMO NINGUÉM FICA INDIFERENTE, PERANTE A PRESENÇA REAL DO TEU ESPÍRITO SANTO.

EU SÓ TENHO MOTIVOS PARA AGRADECER A DEUS PELO QUE ELE TEM FEITO NA MINHA VIDA, NA VIDAS DOS MEUS MAIS ENTES QUERIDOS.

HÁ COMO É MARAVILHOSO ABRIR A MINHA BOCA BALBUCIAR UMA PALAVRA E TU, MEU DEUS, JÁ SABERES TUDO O QUE EU TENHO PARA TE DIZER, ADORAR, INTERCEDER E LOUVAR.

HOJE A TUA PRESENÇA FOI NOTÓRIA EM MINHA VIDA, UMA EMOÇÃO DE GRATIDÃO PERANTE A TUA RESPOSTA À MINHA SÚPLICA, FEZ DESABROCHAR UM PEDACINHO DE PENTECOSTES, UMA GOTA DO PRECIOSO SANGUE DE JESUS, QUE NOS PURIFICA E SALVA.

TUDO PODE SER ESCURO À MINHA VOLTA, MAS COM A TUA PRESENÇA AS TREVAS SE DISSIPAM.

QUERO SERVIR-TE HUMILDEMENTE MEU PAI AMADO, USA-ME COMO UM VASO DE ALABASTRO, COM TUA PRECIOSA UNÇÃO, CONTAGIANDO MEU PRÓXIMO, REVELANDO A VERDADEIRA IDENTIDADE DE DEUS, PARA AS SUAS VIDAS.

SEI QUE MUITOS ANDAM À DERIVA NESTE MAR DE TURBILHÕES E DE DESMOTIVAÇÃO, PERANTE AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA, MAS QUEM TE TEM A TI OH PAI CELESTIAL EM SEU VIVER, A SUA FÉ NÃO DESFALÉCE E NOS DÁ ESPERANÇA PARA CONTINUAR-MOS DE CABEÇA ERGUIDA, PERANTE AS ADVERSIDADES, AS TORMENTAS, OS DESERTOS, AS CONTRADIÇÕES E TANTA COISA NEGATIVA QUE HÁ NESTE MUNDO FINITO.

A ESSES MEU PAI, DÁ-ME SABEDORIA E SENSIBILIDADE PARA ENTENDER O PORQUÊ DA SUA AFLIÇÃO E LHE PODER SER ÚTIL, COMO TU NOS INDUZES A FAZER ASSIM, PERANTE OS AFLITOS, OS PERDIDOS, OS ENFERMOS E TODOS AQUELES QUE NÃO TE CONHECEM DE VERDADE.

A MINHA VIDA TE ENTREGO, O MEU CORAÇÃO É TEU, MOLDA-ME, SONDA-ME, RESTAURA-ME E TRANSFORMA-ME SENHOR MEU DEUS, PARA CUMPRIR O PROPÓSITO QUE TENS PARA A MINHA VIDA AQUI NA TERRA, QUE É PROCLAMAR AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO, ATRAVÉS DE CRISTO, QUE É O ÚNICO CAMINHO QUE NOS LEVA AO PAI, ATRAVÉS DA COMUNHÃO COM O TEU ESPÍRITO SANTO.

OBRIGADO POR TUDO PAI AMADO, EM NOME DE JESUS, AMÉM.

TUA FILHA KINAGOMES

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Água de berinjela e limão faz você emagrecer e perder barriga rapidamente

A água de berinjela e limão é conhecida como "água milagrosa".

E há razão para isso: quem bebe essa água garante que, além da rápida perda de peso, obtêm-se mais saúde e disposição.


De fato, os benefícios da "água milagrosa" não se resumem a menos quilos e a uma barriguinha mais seca.




Há muitos outros.


Ela tira o inchaço da TPM


Ajuda a baixar a pressão. 


Mas cuidado: se você tem a pressão baixa, monitore a pressão para ver se ela não cai demais.


Essa água também diminui o colesterol.


E é, por tudo isso, ótima para a saúde do coração.


Veja como fazê-la:


-  à noite, corte 1 berinjela relativamente grande em pedaços;


- esprema 1 limão em 1 litro de água e coloque os pedaços de berinjela junto com o limão espremido e a água numa jarra.


- deixe a jarra na geladeira até a manhã seguinte, quando a água de berinjela e limão estará pronta e ajudará você a emagrecer e a perder barriga em pouco tempo.


Comece tomando de um a dois copos por dia da água de berinjela e limão.


Depois, você vai aumentando a dose até chegar a oito copos por dia. 


Você pode até tomar mais de oito copos diariamente.


Mas aí você tem que observar como seu corpo vai reagir.


Se você fizer e tomar a água como ensinamos, a perda de peso e os demais benefícios serão alcançados em muito pouco tempo. 


Fonte: http://http://www.curapelanatureza.com.br//





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

8 dicas para ajudar doente com fibromialgia dia a dia

Muitas vezes descrita como a “doença invisível”, um doente 

com fibromialgia pode parecer bem, mas na realidade sofre 

com dores musculares e articulares acentuadas, assim como 

fadiga constante, dores de cabeça crônicas, ansiedade e 

depressão. Se vive ou lida diariamente com um doente com 

fibromialgia, saiba como atenuar o seu sofrimento, 

proporcionando-lhe uma maior e melhor qualidade de vida.

                   8 dicas

         



        

 


          


        
1. Informe-se. Uma das melhores formas de apoiar um 

doente com fibromialgia (ou qualquer outra doença) é 

informar-se acerca da mesma. Pesquise tudo o que puder 

sobre a fibromialgia para poder perceber quais os sintomas 

que afetam e fazem sofrer o doente – tenha a verdadeira 

consciência acerca daquilo com que está ou vai lidar 

diariamente. Desta forma, será mais fácil compreender, lidar 

com e apoiar o doente, assim como fazer respetivo 

acompanhamento médico.


2. Tarefas diárias. As dores corporais e a fadiga    

incapacitante que caracteriza a fibromialgia são as grandes 

responsáveis por dificultar o quotidiano de quem sofre desta 

doença. 

Uma das formas de ajudar é através do apoio físico, ou seja, 

execução de tarefas domésticas que precisam de ser feitas, 

caso da limpeza da casa; fazer as compras de supermercado; 

limpar e regar o jardim; fazer o jantar; arrumar a cozinha; 

lavar, estender e passar roupa a ferro; 

lavar e aspirar o carro; entre muitas outras tarefas. O doente 

com fibromialgia vai certamente agradecer.


3. Saiba comunicar. A fibromialgia é conhecida como a “

doença invisível” porque embora o doente aparente estar 

bem, na realidade pode estar em grande sofrimento. Se vive 

com ou cuida diariamente de uma pessoa com fibromialgia, é 

crucial que comunique abertamente com ela – só assim 

saberá como é que se está a sentir, se quer sair, se precisa de 

descansar, se necessita que trate de algum assunto por ela. 

Aprenda a comunicar com um doente com fibromialgia, 

sabendo o que deve e não deve dizer.


4. Seja flexível. A fibromialgia é uma doença caracterizada 

por “crises”, ou seja, uma pessoa que viva com esta doença 

pode sentir-se muito bem num dia e no dia seguinte não 

conseguir sair de casa.

Esteja preparado para enfrentar e lidar com a 

imprevisibilidade da doença, uma vez que esta pode pôr em 

causa rotinas diárias, viagens, fins-de-semana a passear ou 

outros planos especiais.

5. Incentivo para o exercício físico. Quem sofre de 

fibromialgia pode querer fazer tudo menos praticar exercício 

físico, no entanto, esta é uma atividade que deve incentivar o 


idoso-fazer-exercicio…). Vários estudos já revelaram que a 

prática regular de exercício físico de baixa intensidade traz 

inúmeros benefícios para quem sofre de fibromialgia: 

diminui a dor e a rigidez, alivia o stress e a ansiedade, 

melhora os padrões de sono e pode precaver contra a 

ocorrência de crises constantes. A melhor forma de
motivar um doente com fibromialgia a mexer-se é fazer-lhe 

companhia: deem caminhadas ou passeios de bicicleta 

juntos; façam meditação; inscrevam-se numa aula de ioga, 

pilates ou hidroginástica.


6. Tempo de qualidade sozinho. Ser diagnosticado com 

fibromialgia vai virar do avesso a vida de qualquer pessoa, 

mas isso não significa que o doente tenha de colocar a sua 

vida em standby. Parte do tratamento desta doença deve 

consistir em assegurar que o doente com fibromialgia tenha, 

diariamente, tempo de qualidade sozinho para se poder 

dedicar àquelas pequenas coisas como tomar um banho de 

imersão, ler, ouvir música, pintar ou fazer jardinagem – até 

para a pessoa não sentir que a doença está a tomar conta da 

sua vida por completo. Faça o que puder, para que a pessoa 

consiga este tempo, ou seja, liberte-lhe de alguma tarefa, faça 

de babysitter durante algumas horas ou um fim-de-semana 

inteiro, ofereça-lhe um tratamento spa 

(http://viverspa.com/). São pequenas coisas que, no âmbito 

da fibromialgia, podem fazer uma grande diferença: reduzir 

os níveis de stress, aumentar os níveis de energia e viver uma 

vida mais equilibrada.


7. Assegure que o seu quarto seja um refúgio. Se existe 

alguma coisa da qual um doente com fibromialgia não pode 

abdicar é de uma boa noite de sono, todas as noites. Dormir 

bem é fundamental para dissipar a fadiga incapacitante que 

infelizmente caracteriza a fibromialgia e assegurar que a 

pessoa acorde com energia para enfrentar um novo dia sem 

crises. Nesse sentido, se cuida de um doente com 

fibromialgia, é crucial que o seu quarto seja um refúgio zen: 

escuro, fresco,

tranquilo e sem distrações (televisão, rádio, computador, 

equipamento de exercício…), o quarto deve ser 

exclusivamente utilizado para dormir.


8. Grupo de apoio. Não há nada como conversar com 

alguém que perceba exatamente aquilo que sentimos e pelo 

qual estamos a passar – isto também se aplica, 

naturalmente, à fibromialgia.

Motive o doente com quem vive ou de quem cuida, a 

participar num grupo de apoio à fibromialgia


presencial ou virtual: o importante é que tenha acesso a essa 

comunidade, onde vai encontrar apoio emocional, dicas úteis 

e um lugar para desabafar.

Fonte:
Psicóloga Elisângela Aparecida Siqueira