sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BÍBLIA: Manual da vida, não da religião


A Bíblia, ainda que fale de culto, não é um livro de religião.

A Bíblia é o livro da vida. Fala de tudo o que diz respeito à vida, sem esquecer de nada. Não é necessário o homem inventar, acrescentar, nem alterar coisa alguma do que está escrito.

A Bíblia trata dos assuntos que estão ligados à vida do homem: amor, sexo, família, dinheiro, trabalho, sociedade, prosperidade e sucesso, etc.

Na Bíblia são tratadas todas as relações humanas: homem e mulher (Ef 5:22-33); pais e filhos (Ef 6:1-4); servos e senhores / empregados e patrões (Ef 6:5-9).

Deus é o Deus da vida. Ele interessa-se com a vida do homem no seu todo.

O homem é que gosta de confinar Deus aos templos. De fazer distinção entre vida espiritual e vida material, entre vida religiosa e vida secular. Ser uma coisa nos lugares de culto e ser outra fora. No entanto, Deus não o faz. Deus está ligado à vida e não à religião. Foi Ele que gerou a vida. É Ele que preserva a vida. É Ele que sabe como se deve viver; como ser feliz e vencer na vida.

Jesus Cristo ensinou acerca de tudo. Desde o dinheiro, ao perdão, ao trabalho e também à relação entre marido e mulher. Ele criticou a religião e os religiosos e ligou intimamente o culto com a conduta do quotidiano (Mt 5:23,24). Ele preocupa-se e quer tomar parte da vida privada (Jo 4:16-18).

Seus milagres foram realizados nas mais diversas circunstâncias, suprindo necessidades do quotidiano.

Ele é o Autor da Vida e Aquele, que melhor que ninguém, ensina-nos a viver da forma mais sublime, prazerosa e vitoriosa. E fá-lo de uma forma muito especial através da Bíblia, afinal o manual da vida.


autor do texto: HUGO PINTO

Sem comentários:

Enviar um comentário