segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conhecendo a Deus no namoro





In

Introdução: A vontade de Deus – Santificação

Todos vocês já estudaram sobre a Revolução Industrial.  Foi a época no início do século retrasado quando foram construídas as primeiras grandes fábricas. Todos migravam para as cidades buscando emprego. Todos trabalhavam: homens, mulheres e crianças, 12, 14 ou 15 horas por dia em condições horríveis. A vida era dura, a poluição do carvão cobria tudo como um grande cobertor. 

Mas no meio dessa vida cavernosa havia uma menina chamada Lilian. Ela tinha recebido de seu pai um presente muito especial e pediu que ela cuidasse para ele. Talvez não tivesse muito valor para os outros, mas para ela valia o mundo.  Era uma única flor branca, pura, que brilhava em contraste com a cidade cinza e escura onde vivia. Ela levava essa flor para todo lado. 

As crianças do bairro estranhavam ver um pedaço tão bonito da natureza no meio do esgoto da cidade.  Todos queriam tomar a flor de Lilian.  Alguns ofereceram brinquedos, bolinhas de gude, chiclete ou até dinheiro.  Outros tentavam brigar por ela.  Outros choravam e diziam que se ela fosse amiga de verdade ela daria sua flor a elas. 

Com toda essa pressão, Lilian começou a ceder. Aos poucos ela foi dando uma pétala para aquelas pessoas que ela achava que mais mereciam: sua melhor amiga, um rapaz que tinha um sorriso muito bonito, outra que ofereceu chocolate em troca. Eles valorizavam no início, mas não como a Lilian, e logo jogavam as pétalas na lama.

Um dia o pai a chamou e pediu que ela mostrasse a flor, mas quando ela correu para pegar, viu que não sobrou nada a não ser um pedaço de mato.  Ao ver isso, Lilian, e seu pai, choraram amargamente.
………………………………………………………………………………….

1Tessalonicenses 4.3-8

O contexto dos Tessalonicenses: Cidade grande e importante, portuária e cheia de fornicação e imoralidade aceita e encorajada por todos.

O texto diz:

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. 

O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo” (NVI).

O que Deus quer de nós?  A nossa santificação. O que significa isso?
Ser transformado à imagem de Cristo nas escolhas diárias (1Pedro 1.14-16).
- A prioridade para Deus é que sejamos santos, parecidos com Cristo.
- Ele nos chama para isso e fará de tudo para que cheguemos lá, mesmo que signifique o nosso sofrimento.

- Deus nos dá tudo para essa santificação, especificamente o Espírito Santo que aponta o que precisa mudar e o caminho da mudança em Cristo.
- Na área da sexualidade, a santificação significa: abstinência, controle próprio, e amor mútuo.
O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.

Três flores:

1. Abstinência: Saber de quem sou.

O que é imoralidade sexual? Imoralidade sexual é qualquer tipo de satisfação sexual fora do casamento (Hebreus 13.4). Não é só sexo! Pode ser:
- Pornografia;
- Masturbação;
- Ficar;
- Sexo antes do casamento;
- Filmes de cenas fortes;
- Piadas sujas;
- Olhar duas vezes;
- Fantasias no banho, ou antes de dormir;
- Toques e beijos (sentar muito próximo) ou abraços de frente;
- Massagem;
- Mateus 5.27-30: não é lei. É questão de coração!

Santidade e imoralidade sexual são mutuamente exclusivas. Não é possível ser um e o outro ao mesmo tempo.

1Coríntios 6.18-20 diz:

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês” (NVI).

 – Fuja! Você é um Templo do Espírito Santo. Glorifique a Deus com seu corpo.
O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.

2. Autocontrole: Saber dizer não.

“Não dominados por desejos desenfreados”.
Não como incrédulos que não conhecem a Deus.
- Nós somos essencialmente diferentes dos incrédulos. Temos a vida de Cristo, o chamado de Deus e a presença do Espírito Santo. Gálatas 5.24: Crucificamos a carne.

- Não podemos permitir que os desejos sem freio nos corrompa como se não tivéssemos a Deus.
Nós conhecemos a Deus e isso nos muda completamente!  O poder de Deus!  2 Pedro 1.3-4
Você precisa conhecer o seu próprio coração. Você precisa planejar como vai fugir da tentação. Se alguém te chama para ficar ou para se comprometer fisicamente, diz: “Você está louco? Eu dar o que tenho de mais precioso para você? De jeito nenhum! Você não é meu marido!” ou “te beijar? mal te conheço!”

O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.
3. Amor mútuo: Saber amar.

É o segundo mandamento! Você querer mais o bem dela do que o seu. Que ela case com a pessoa que Deus preparou, mesmo que não seja você. Que você não dá nada fisicamente que você não gostaria que seu futuro cônjuge estivesse dando para outra pessoa.

Sete Sinais de um Relacionamento Doentio:

1. Pouca ou nenhuma comunicação. Relacionamento raso, sem crescimento espiritual, sem boas conversas. Sejam melhores amigos!

2. O foco é no físico.  Procura gratificação imediata. Eu te amo = eu te quero. Saiba esperar. Acredite que o mais que você esperar, o melhor será no casamento!

3. Ignora “outros” significantes. Pais e líderes, não olhando nos olhos. Eu acho que todo casal de namorados deve ter um casal de conselheiros que não são os pais.

4. Minimiza necessidades espirituais e mentais. Estudos, ministérios. É muito bom ministrar juntos. Deus tem um propósito para sua vida maior do que o casamento: que você o glorifique através de sua vida de ministério. Casamento deve se juntar a isso!

5. É primordialmente exclusivista. Quantos já perderam amigos por que eles começaram a namorar? Vez após vez tenho visto isso, e depois terminam ou casam e não têm mais amigos. Um dos lugares mais saudáveis para namorar é estando com um grupo de amigos. Conheça os amigos dela, dele.

6. Procura lugares, situações e circunstâncias secretas e solitárias. A questão é o coração. Um bom relacionamento é aquele que é vivido na igreja no meio de todo mundo e todos acham que tem tudo a ver! As senhorinhas vêm e falam como estão felizes por você!

7. É rápido para justificar e defender suas ações. Seja humilde e aberto!
Não dizer “eu te amo” rápido de mais.
O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.

Conclusão: 

Rejeitar estas instruções é rejeitar a Deus.

Se rejeitarmos a santificação que Deus oferece e pede, e os recursos que Ele dá para atingirmos, estamos fazendo nada menos que rejeitando o próprio Deus.

Se você gritar no rosto de Deus: “Larga da minha vida! É minha!” Cuidado, Ele pode dizer, “tudo bem…”

Mas, talvez você já tenha caído. Talvez os seus relacionamentos têm sido doentios. Não está tudo perdido! 1João 1.8-9: Deus te chama para começar de novo. Aceite a purificação do sangue de Cristo derramado na cruz para ter não apenas uma nova chance, mas uma nova vida – uma vida de pureza.
………………………………………………………………………………….
Lilian ganhou uma flor nova de seu pai.  Dessa vez ela tomou muito cuidado para não dar para ninguém.  Mesmo com toda a sujeira à sua volta e a pressão de todas as outras crianças, ela foi firme. Houve vezes que ela teve que ficar sozinha, e outras vezes chorava pela forma como era tratada e por causa das crianças que jogavam lama tentando sujar a flor preciosa.  

Mas no dia que seu papai pediu a flor de volta, ela apresentou a flor branquinha, perfeita!  Então seu pai tomou e deu para ela um buquê de rosas lindas e perfeitas.  Vale a pena esperar, vale a pena se manter pura.
O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.
………………………………………………………………………………….

Recapitulação:

1 João 3.1-3: Deus nos chamou como filhos para sermos parecidos com Ele em nossos relacionamentos e em todas as nossas vidas.
Deus é Amor: Deus quer todo seu amor para dar aos outros.
Deus é Paz: O Deus de Paz quer amizades que edificam no falar, no ouvir e no encorajamento.

Deus é Senhor: Se Deus é Senhor, então honra e obedeça a seus Pais.
Deus é Santo: O crente santificado lida com o sexo com abstinência, autocontrole e amor.

Nós não vivemos assim pela nossa força, mas apenas confiando no caráter de Cristo que nós temos por causa da ressurreição.

Fonte:  http://tuporem.cdlpiba.org.br/?p=1020

Sem comentários:

Enviar um comentário