sábado, 4 de abril de 2015

Bíblia

Como surgiu a Bíblia? Deus disse às suas pessoas escolhidas o que deveríam dizer e escrever. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:21 

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.” 

Deus é a fonte de toda a informação da Bíblia. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:16 


“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.” 

A Bíblia apresenta-nos Jesus Cristo. A Bíblia diz em Hebreus 1:1-2 


 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.”

Por que foram escritas as Escrituras? A Bíblia diz em Romanos 15:4 


“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.”

Qual é a função das Escrituras para aqueles que creêm nelas? A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:15 


“E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.” 

Sob que condições podemos receber a promessa de entender coisas divinas? 


A Bíblia diz em Provérbios 2:1-6 

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.” 

Não ignora as partes que lhe fazem sentir incómodo. A Bíblia diz em Jeremias 26:2 


“Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mando que lhes fales; não omitas uma só palavra.” 

Quando não entenda o que estás a ler, o Espírito Santo será enviado para lhe ajudar. 


A Bíblia diz em João 16:13-14 

“Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 

Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.” 

A Bíblia é um mapa que nos mostra como viver. A Bíblia diz em Salmos 119:19 “Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.” 


A Bíblia nos dá sabedoria. A Bíblia diz em Salmos 119:99 “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.” 


A Bíblia oferece ajuda quando o caminho é incerto. A Bíblia diz em Salmos 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” 



Bíblia nos dá mandamentos de Deus, os quais são imutáveis. A Bíblia diz em Mateus 5:18 


“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” 

Porquê devemos estudar a Palavra de Deus? A Bíblia diz em Isaías 28:9, 10 


“Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? 

E a quem fará entender a mensagem? 

Aos desmamados, e aos arrancados dos seios? 

Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.” Atos 17:11 

“Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” 

A quem chamou Jesus bem-aventurados? 


A Bíblia diz em Lucas 11:28 

“Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.”

Dedicação

Deus é totalmente dedicado a nós. A Bíblia diz em Romanos 5:8 

“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”

Dedicar-nos a Deus é o primeiro passo em confiar em Deus. A Bíblia diz em Salmos 37:5 


“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.”

Devemos ser consistentes quando nos dedicamos a Deus. A Bíblia diz em Josué 24:15 


“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. 

Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Confiar

Confie em Deus e não nas suas idéias brilhantes. A Bíblia diz em Provérbios 3:5-6 

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Confiar significa crer que Deus fará exatamente o que Ele diz. 

A Bíblia diz em Romanos 3:21-22 ?

Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.

Paz perfeita resulta de confiar em Deus. A Bíblia diz em Isaías 26:3 ?Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.

Temor do Senhor

Um dos requisitos de Deus é que O temamos (o que significa respeitá-lo e reverenciá-lo). 

A Bíblia diz em Deuteronômio 10:12-13 

"Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?"

Deus instrui os que O temem. A Bíblia diz em Salmos 25:12 "Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher."


O temor de Deus é o princípio da sabedoria. A Bíblia diz em Provérbios 9:10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento."


O temor de Deus é mais valioso que as riquezas. A Bíblia diz em Provérbios 15:16 "Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação."


O temor de Deus provê um refúgio para as crianças. A Bíblia diz em Provérbios 14:26-27 


"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. 

O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte."

Crença / Crer em Jesus

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. A Bíblia diz em Romanos 10:9 


"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

Deus diz que se cremos, Ele nos considera justos. A Bíblia diz em Gênesis 15:6 


"E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça."

O que você faz não se pode separar do que você crê. A Bíblia diz em Deuteronómio 27:10 


"Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno."

Crer verdadeiramente na Bíblia significa uma relação com Deus, não só mente uma opinião. A Bíblia diz em João 14:15 


"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

Que tipo de crença Deus rejeita? 


Não é suficiente só mente acreditar que Deus existe. A Bíblia diz em Tiago 2:19 

"Crês tu que Deus é um só? 

Fazes bem; os demónios também o creem, e estremecem."


Sem comentários:

Enviar um comentário