sábado, 26 de novembro de 2011

DEIXA-TE CONDUZIR PELO DIVINO ESPÍRITO SANTO E VERÁS A GLÓRIA DE DEUS.


Lemos em Mateus 4.1 que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo. Era de se imaginar que Jesus não precisasse ser orientado por outra pessoa.


Entretanto, precisava.

Ao descer da sua glória, ele abriu mão de suas prerrogativas divinas, incluindo sua onisciência, para se tornar semelhante a nós.

Estando na condição humana, Cristo não sabia de todas as coisas (Mc.13.32).

Por isso precisava ser conduzido pelo Espírito Santo. Se Jesus precisou, quanto mais nós!

Afinal, todos os filhos de Deus precisam e devem ser guiados por ele (Rm.8.14). Jesus nos deu, portanto, valioso exemplo nesse sentido. Se o Mestre, sendo quem é, não viveu de modo independente, muito menos nós poderíamos viver.

A bíblia fala sobre dois modos de vida através das expressões: "andar segundo a carne" e "andar em Espírito" (Gl.5.16; Rm.8.1). Andar na carne é viver de acordo com os desejos carnais, conduzindo a si mesmo segundo os preceitos humanos e mundanos (ICor.3.3). Andar em Espírito é ser levado pelo Espírito Santo. É andar com Deus como Enoque andou (Gn.5.24).

Queremos que Deus ande conosco, mas o que precisamos é andar com ele, e isso é totalmente diferente. Se andamos com o Senhor, vamos para onde ele quer.

Queremos que Deus nos acompanhe, mas devia ser o contrário. Nós é que somos os seguidores, e seguidor não escolhe a direção, escolhe apenas a quem seguir. Não é razoável que o pastor siga as ovelhas, a não ser que esteja procurando aquela que se desviou.

Queremos que o Espírito Santo nos leve, desde que seja para o lugar que nós apontamos. Assim não está certo.

Escolhemos um emprego e queremos que Deus nos coloque lá de qualquer jeito, quando deveríamos pedir que, antes de tudo, a sua vontade fosse feita e não a nossa (Mt.6.10; Mt.26.39).

Fazemos planos e queremos determinar que Deus os realize. Assim, estamos tentando levar o Senhor para andar nos nossos caminhos. Ele pode até realizar alguns dos nossos sonhos e desejos, mas a nossa atitude deve ser de submissão, permitindo que ele nos conduza por onde ele desejar.

"Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do teu nome" (Salmo 23.3).

Sem comentários:

Enviar um comentário