sábado, 26 de setembro de 2009

OS DE CORAÇÃO LIMPO, VERÃO A FACE DE DEUS.



O Evangelho é claro com respeito ao coração, ele ocupa lugar central do ensino de Cristo. O coração na Bíblia não diz
respeito apenas ao emocional, como às vezes se costuma pensar, mas engloba toda a personalidade. Envolve tanto as
emoções e afetos, como o intelecto, e também a vontade. O coração é a fonte de onde brota tudo quanto daí segue. Jesus
disse que do coração procedem os maus desígnios, homicídios, adultérios e muitos outros atos pecaminosos. O profeta
Jeremias escreveu que enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?


Em segundo lugar, os limpos de coração são os que deixam Deus agir em suas vidas. A limpeza é uma ação de Deus na
vida do homem. Ser limpo de coração aponta para o fato de o cristão ser dono de um amor não-dividido. Ele considera
Deus o seu maior bem. Coloca em prática o que Moisés escreveu em Deuteronômio 6:5 “ amarás, pois, o
Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força”. É aquele que vive para a glória de
Deus.


Em terceiro lugar, os limpos de coração são os que também agem no processo de santificação. Muitas pessoas pensam
que há incompatibilidade entre Deus agir e o homem agir concomitantemente. Ou Deus age ou o homem age. Não é
assim o entendimento da Palavra de Deus. Ela diz: “chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros” Tg.
4:8, e também diz: “purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.


O fato de o homem saber que ele não pode limpar o seu próprio coração, em nenhuma hipótese, significa que vá viver uma
vida largada e cheia de pecados, confiando que se Deus quiser que o purifique. Pelo contrário, o cristão comprometido
com o Evangelho e com Cristo deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance e ainda saber que isso não basta, pois
como dissemos acima, só o Senhor pode limpar o coração.


O resultado dessa bem-aventurança é que os limpos de coração verão a Deus. O que Jesus queria dizer quando
pronunciou “verão a Deus”? Ver a Deus ou ver como Deus, eis a questão. Muito se escreveu sobre a vida
futura daquele que confia em Deus. Os pais da igreja discutiram sobre a questão se o homem verá ou não a Deus a
olhos nus. Muitos hinos foram compostos nesse sentido. Ver como Deus vê é algo que dá ao cristão uma visão ampla
da existência. Ele não julga as coisas pelo aqui e agora, mas sim, faz todas as coisas pensando nas coisas lá do alto.

Sem comentários:

Enviar um comentário