domingo, 9 de outubro de 2011

“Tudo posso naquele que me fortalece”


“Tudo posso naquele que me fortalece”

Seria esta uma frase mágica a ser declarada por qualquer pessoa?

Gostamos de tomar emprestadas afirmações bíblicas e ainda chamamos de “promessa”. Tal procedimento nem sempre é correto. O texto citado é um testemunho pessoal de Paulo. Se cada um de nós pode dizer o mesmo, depende de como está nossa experiência e condição espiritual.

Para melhor avaliação do que estamos dizendo, vamos examinar o contexto de Filipenses 4. Os versículos 11 a 13 dizem:

“Já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em ter fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.

Será que qualquer cristão pode dizer que “já aprendeu” a estar contente em qualquer situação? Creio que não. Tal afirmação de Paulo foi resultado de um processo de aprendizagem, começando em seu encontro com Jesus, continuando pelo conhecimento da Palavra de Deus e em muitas experiências diárias que, quanto mais difíceis fossem, mais úteis seriam.

A verdade é que desejamos os melhores resultados com os menores esforços (aliás, sem esforço algum). Não era assim que o apóstolo Paulo servia a Deus.

Hoje, muitos colocam a leitura e o estudo da bíblia em último plano, ou nem isso, mas todos querem “poder todas as coisas naquele que lhes fortalece”. Queremos o diploma sem frequentar a escola ou, se frequentamos, não queremos prova. Estamos no tempo da formação à distância, mas, na vida espiritual, não funciona assim.

Estejamos conscientes do processo. Não fujamos dele. Não usemos a palavra de Deus de modo seletivo, escolhendo versículos que pareçam apoiar uma visão egocêntrica da vida.

Deus fortalece aquele que luta, que se esforça, que se exercita, aprende e persevera. Isso acontece em meio às tribulações e aparentes perdas. É preciso ter caminhado muito com Deus para poder dizer: Já aprendi. Agora sim: Tudo posso naquele que me fortalece.


--------------------------------------------------------------------------------
Pr. Anísio Renato de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário