domingo, 28 de julho de 2013

A VERDADEIRA PAZ




Filipenses –  4.7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.  

Para começar gostaríamos de abordar dois  tipos de paz: a paz exterior e a paz interior.
A paz exterior é aquela vivida  com as outras pessoas. Vocês já repararam como existem pessoas que não conseguem viver em paz com o próximo. 

Discutem por tudo, brigam por tudo, são intolerantes, reclamam de tudo. Estas pessoas são uma fonte de aborrecimento pessoal, porque simplesmente não conseguem viver bem com o seu vizinho, com o seu colega de trabalho, com o seu marido, com a sua esposa, com ninguém. Vivem brigadas com o mundo. São um poço de intolerância.

Existe um outro tipo de paz. A paz interior. Aquela vivida com você mesmo, ou seja, você consegue administrar a sua ansiedade, suas preocupações, seu medos, ou seja, você consegue se resolver.

Entretanto, o que vemos, na prática, são pessoas que não conseguem viver em paz exteriormente, nem internamente.
É evidente que se alguém não tem paz interna, não a terá externamente e vice-versa. Mas por que? Se esta é a busca diária do ser humano.

É claro que não temos a menor pretensão de resolver esta questão, nestas linhas. Porém entendemos que se  nós colocarmos em prática, em nosso dia a dia, algumas coisas , nossas chances  hão de melhorar muito.

A primeira coisa que atrapalha muito  a paz de uma pessoa é o ressentimento. A falta de capacidade de perdoar de algumas pessoas é uma coisa impressionante. Existem pessoas, para as quais,  a palavra perdão é uma coisa quase inalcançável. E uma pessoa que não perdoa, jamais será feliz, jamais terá paz.

Quando uma pessoa não perdoa uma outra, a mais afetada nesta história é justamente ela. O ressentimento  jamais permitirá que a paz penetre em seu coração.

O outro sentimento que não permite que a paz se instale na vida de uma pessoa é a culpa. Existem pessoas que vivem se culpando por tudo. Se o seu casamento vai mal, ela é a culpada, se o relacionamento com os filhos não está bem, ela é a culpada. Nada em sua vida vai bem por sua culpa. Ora, como esta pessoa poderá sonhar em viver em paz, se culpando por tudo.

Então o que fazer? Começar, já , a mudar. Se existe alguém que precise do seu perdão. Perdoe. Você verá  que o maior beneficiado com esta atitude, não será a outra pessoa, e sim você que tirou um peso do seu coração.
Se você anda se sentindo culpado por algo, vire a página, mesmo que você tenha errado,  busque o perdão e continue a sua vida.

Você precisa aprender a pedir e a liberar o perdão. A partir destas atitudes a sua vida mudará. O seu coração ficará mais leve. Estes dois sentimentos que puxam você para baixo, que fazem você sofrer, que mexem com sua paz, baterão em retirada da sua vida.

Então vimos que se conseguirmos trabalhar os nossos ressentimentos e as nossas culpas, conseguiremos dar uma boa melhorada na nossa vida, entretanto existe uma coisa que, realmente, precisamos entender, de nada adiantará conseguirmos trabalhar o nosso interior e o nosso exterior, se vivermos em função das circunstâncias

 O que quer dizer isto? Se nos acontece coisas boas estamos felizes e em paz, porém se nos acontece coisas ruins, acabou, estamos infelizes e sem paz.

Se partirmos do princípio que,  coisas ruins, infelizmente, acontecerão em nossas vidas, então jamais teremos paz. Isto mesmo, para muitas pessoas é assim que acontece. É isto que chamamos viver em função das circunstâncias.
E, em verdade, precisamos viver em paz, com o coração tranqüilo, sem ansiedade, sem preocupações, apesar das circunstâncias.

É fácil? Evidente que não. É dificílimo, para algumas pessoas quase impossível.
Então como encontrarmos a paz, apesar das circunstâncias? O contido em Filipenses 4.7 nos mostra como: “ E a paz de 

Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

Quando permitirmos que Deus tome conta de nossos corações, de nossos sentimentos, de forma verdadeira, estaremos encontrando a Paz de Deus, e aí, apesar do mundo mal em que vivemos, apesar de qualquer coisa ruim que possa acontecer conosco, apesar de todas as preocupações que possamos ter, apesar de todas as circunstâncias, boas ou ruins  encontraremos a verdadeira paz, aquela que somente o Senhor pode  dar.
A conclusão que chegamos é que ter paz depende muito de nós.      

Se buscarmos uma vida sem ressentimentos, perdoando as pessoas, deixando de lado a intolerância, pedindo perdão pelas nossas faltas, não ficar  se sentindo  culpado e, principalmente, permitir que Cristo conduza as nossas vidas, entre nas nossas vidas, estaremos no caminho certo para encontrar a verdadeira Paz, já que os nossos sentimentos e nossos corações estarão guardados por Ele.

Créditos: Marcio Motta

Sem comentários:

Enviar um comentário